Relator do Plano Diretor Estratégico de SP participa de debate no IAB-RJ

No dia 4 de agosto, o arquiteto Nabil Bonduki ministrará palestra sobre a revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo, a partir das 18h30, no auditório da sede do IAB-RJ, no Flamengo.

Após a apresentação, acontecerá um debate, que vai contar com as participações do arquiteto e pró-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pablo Benetti, e da vereadora Aspásia Camargo (PV-RJ). A palestra e o debate são gratuitos e abertos ao público.

Nabil Bonduki é o relator da proposta de revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal, no dia 30 de junho. O novo plano visa a orientar o crescimento da capital paulista pelos próximos 16 anos. A nova legislação também apresenta diretrizes para atualização de outras leis importantes, como a de Zoneamento, a de Uso e Ocupação do Solo e o Código de Edificações.

Entre as novidades do novo plano está a cota de solidariedade. Empreendimentos imobiliários que tiverem área construída igual ou superior a 20 mil m² terão que pagar uma compensação no valor de 10% do terreno utilizado. Esse dinheiro será destinado a um fundo de desenvolvimento para financiar obras de habitação popular e mobilidade urbana.

Para o arquiteto Pablo Benetti, o novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo apresenta avanços importantes e está a anos luz do plano do Rio de Janeiro:

“Além de criar o valor que as construtoras terão que pagar para construir empreendimentos com área construída igual ou superior a 20 mil m², o Plano Diretor de São Paulo também estabeleceu as Zonas Especiais de Interesse Social. Essas áreas serão destinadas às moradias populares. A medida vai evitar a expansão da cidade para as periferias”, afirmou Benetti.

Serviço:
Palestra e debate sobre o Plano Diretor Estratégico de São Paulo
Data: 4 de agoto
Horário: 18h30
Local: Auditório do IAB-RJ
Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro – RJ
Mais informações: (21) 2557-4480

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *